terça-feira, 31 de dezembro de 2013

What You Are Looking For: Soviet Soviet


Fate é o nome do recém-lançado álbum da banda italiana post-punk revival Soviet Soviet. O primeiro EP, Summer, Jesus, é de outubro de 2011 e traz ótimas faixas como "Aztec Aztec", "Contradiction", "Human Nature" e "Prince, Prostitutes". A banda é mais uma que já abriu shows para o A Place To Bury Strangers, o que tem parecido ser um atestado de competência para várias bandas atuais identificadas com pós-punk. Não deixe de ouvir "1990", "Introspective Trip" e "Hidden" do álbum Fate. Soviet Soviet é pós-punk pulsante sem deixar nada a desejar.  




What You Are Looking For: Sonic Jesus



Outra fina flor psicodélica regada a post-punk, krautrock e alguma dose de shoegaze que nos chega via Fuzz Club Records. Sonic Jesus é da Itália e teve sua estreia com o EP de mesmo nome em outubro de 2012, além de participações nas coletâneas The Reverb Conspiracy, parceria entre a gravadora e a The Reverberation Appreciation Society (a.k.a. Austin Psych Fest). Mesmo com apenas um EP, com certeza já se pode dizer que Sonic Jesus é uma das melhores sonoridades da recente cena.



What You Are Looking For: Dead Skeletons


Com a Dead Skeletons, música, artes visuais e misticismo são uma coisa só. Dead Magick (A Records, 2011) marcou a estreia da banda de Reykjavík, Islândia, impulsionada pelo single "Dead Mantra". Seguiram em frente com o suporte do selo Fuzz Club, muito bem intencionado junto a novas bandas experimentais inspiradas por pós-punk, shoegaze, psicodelia e afins (a mesma de Sonic Jesus, Underground Youth e Lucid Dream). Pela Fuzz, eles lançaram o single Buddha-Christ em dezembro de 2012. Atualmente, estão preparando o segundo disco. Por trás de toda a obsessão por caveiras existe uma filosofia:  "Quem teme a morte não consegue aproveitar a vida".



1. Dead Mantra 
2. Om Mani Peme Hung 
3. Kingdom Of God 
4. Psychodead 
5. Get On The Train 
6. Dead Magick I  
7. Ask Seek Knock 
8. Ljósberinn 
9. Lifðu! /Live! 
10. When The Sun Comes Up 
11. Yama 
12. Dead Magick II

What You Are Looking For: Has A Shadow




Has A Shadow é de Guadalajara, México. A banda de Victor Garay, Rodolfo Samperio e Daniel Garciano lançou Sky Is Hell Black - cantando em inglês, não custa frisar -, em novembro deste ano via Captcha Records. Post-punk revival de ótima qualidade com doses de shoegazing. Não deixe de ouvir ""Poison In Me", "Sky Is Hell Black", "Don't" e "Can't Stop The Fall".



What You Are Looking For: The KVB

James D Kelly

Nicholas Wood e Kat Day formam o The KVB, de Londres. A estreia foi em 2010 com The Black Sun. Em fevereiro de 2012 veio Always Then e, um ano depois, Immaterial Visions. Entre os dois álbuns, lançaram o EP Into The Night (2011). Ainda em 2013, com um intervalo de apenas 10 meses do lançamento de Immaterial Visions, The KVB lançou outro disco, Minus One. Encharcada em distorção, muitas vezes lembra A Place To Bury Strangers, mas não tira seu mérito de ser um boa banda shoegaze/post-punk revival. 





http://thekvb.bandcamp.com/

What You Are Looking For: DIIV


Zachary Cole Smith encabeça a DIIV, de Nova Iorque. Originalmente nomeada Dive, referência à música do Nirvana presente no disco Incesticide (Geffen, 1992), surgiu em 2011 como projeto solo de Zachary, então guitarrista da banda Beach Fossils. Após alguns singles, a gravadora Captured Tracks resolveu lançar mais material do DIIV e assim veio o excelente Oshin (2012), com 13 faixas imersas em pós-punk/dream pop. A maturidade de Oshin não condiz com aparência grunge-desleixada e a pouca idade aparente dos integrantes. Zachary deixou a Beach Fossils e segue com o DIIV, que deve lançar novo material em 2014. Não deixe de ouvir "Doused", "Wait" e "How Long Have You Known?".

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

What You Are Looking For: The Black Waves


Parece que a psicodelia moderna atingiu com maior intensidade os europeus, embora fora daquele continente existam importantes e fantásticas exceções, como é o caso do Tame Impala (Austrália) e do The Black Angels (EUA), nesta ordem. Mas voltando à Europa, é a vez de The Black Waves, da França. Fundada em 2008, o primeiro EP foi lançado somente em 2011 e o álbum de estreia, Thousands of Visions, em setembro de 2013. Não deixe de ouvir "Full-Time Dreamers", "1000 Miles Away" e "Electric Waves". O álbum com 14 faixas resultantes das influências de My Bloody Valentine, Jesus And Mary Chain, Velvet Underground, Pink Floyd, Warlocks e até dos contemporâneos Black Angels, está disponível para audição via SoundCloud oficial da banda (ouça no player abaixo).





What You Are Looking For: The Telewire


De Austin (Texas, EUA) vem The Telewire. Stephen Thurman, o sujeito que compõe, toca e grava tudo sozinho, é um gênio solitário do shoegaze/spacerock que desde 2011 não para de lançar discos. No total já são cinco lançamentos: o debut autointitulado com 11 faixas e mais 4 EPs. Não deixe de ouvir a viciante "There Are Just Too Many". Em abril de 2013, Thurman lançou o ótimo Everything Over My Head com 6 faixas (ouça abaixo).






What You Are Looking For: The Lucid Dream


The Lucid Dream terminou 2013 com agenda cheia de shows pela Europa, abrindo até para A Place To Bury Strangers, banda que este blog adora, e Dead Skeletons, banda que este blog descobriu este ano e que entrou instantaneamente para a lista das mais queridas. Com influências que vão desde Spacemen 3, The Jesus and Mary Chain, The Velvet Underground, The Brian Jonestown Massacre e Neu! até The Ronettes, The Verve e Mazzy Star, os britânicos também integram o casting da Fuzz Club Records (assim como a Dead Skeletons), bem como aparecem na coletânea The Reverb Conspiracy, parceria entre o Austin Psych Fest e a gravadora. Aqui, o EP Erbistock Mill (2010), o disco de estreia Songs of Lies and Deceit, lançado em agosto de 2013, e os vídeos de "Hits Me Like I'm Stoned" e "Love In My Veins". Aprecie.







domingo, 29 de dezembro de 2013

What You Are Looking For: bye!


Archie Moore
é a mente criativa por trás do bye!, que começou lançando o EP Chemtrail Surfer (2011). No começo de 2013, Moore lançou Dreamshit Surfer, uma compilação de gravações feitas entre 1999 e 2012, a maioria delas caseiras. Moore é ex-integrante de bandas indie norte-americanas como Velocity Girl e Black Tambourine, das quais vem também alguns de seus colaboradores recentes. A primeira alcançou relativa notoriedade tendo assinado com o selo Sub Pop nos anos 1990 durante a febre Grunge, enquanto a Black Tambourine é até hoje uma das maiores referências de indie pop (twee pop). Sua música soa, em parte, caótica e despretensiosa, além de shoegazing em alguns casos. Destaques para "Incidental Music", "Your Body Is A Water Park", "ABC XYZ" e "Everything Is Okay", do álbum Dreamshit Surfer (2013).