domingo, 2 de outubro de 2011

1991 muito além de Nevermind

Em setembro, muito se falou - e se fez - sobre os 20 anos de Nevermind, o mais popular disco do Nirvana. Porém, outros discos importantes também foram lançados no mesmo ano em que Nevermind, marcando o início da década de 90 - e do grandioso rock alternativo daquele período. O Primal Scream recentemente fez um show em São Paulo em que celebraram os 20 anos de seu terceiro disco de estúdio, Screamadelica. Aproveitando essa onda de celebrações, Songs to Valentina te mostra alguns dos discos mais legais lançados exatamente em 1991.

Pra começar, o já citado Screamadelica, da banda escocesa Primal Scream. A banda de Bobby Gillespie, que é frequentemente lembrado como o baterista do The Jesus and Mary Chain em Psychocandy  - o disco de estreia do JAMC -, lançou Screamadelica no mesmo mês  - e quase no mesmo dia - em que o Nirvana teve Nevermind lançado.

De Screamadelica (setembro de 1991, Creation Records), a canção "Come Together":





O My Bloody Valentine (Irlanda) lançou seu segundo disco, Loveless, em novembro de 1991 também pela Creation Records. O cultuado disco shoegazer foi produzido pelo próprio vocalista e guitarrista Kevin Shields.

De Loveless, a canção "Sometimes", que faz parte da trilha sonora do filme Lost in Translation (Encontros e Desencontros) de Sofia Coppola:



Continuando com os britânicos, seguimos com Leisure, o disco de estreia do Blur. Foi lançado em agosto de 1991 pela Food Records. Deste disco, "She's So High":




Agora vamos aos norte-americanos. Gish, o álbum de estreia do Smashing Pumpkins (Chicago), foi produzido por Butch Vig - o mesmo produtor de Nevermind -  e saiu pela Caroline Records em maio de 1991. De Gish, "I Am One":






Kurt Cobain gostava do som que Black Francis, Kim Deal e companhia faziam no Pixies e foi deles mais um lançamento quase simultâneo ao Nevermind. Trompe Le Monde, o quinto e até agora último disco de inéditas do Pixies, saiu pela gravadora 4AD no Reino Unido e pela Elektra Records nos Estados Unidos, em setembro de 1991. Este disco traz a cover de "Head On" do The Jesus And Mary Chain:




Nirvana já podia ser considerada uma banda veterana (Nevermind foi o segundo disco da carreira) quando Ten, o disco de estreia do Pearl Jam, foi lançado pela Epic Records em agosto de 1991. De Ten, um disco repleto de hits, "Oceans":



Nenhum comentário: