sábado, 27 de julho de 2013

Fresh Touch: novo projeto de Damon Albarn

Divulgação

Definitivamente, o Blur não basta para Damon Albarn. Faz as contas: Gorillaz, The Good, The Bad and The Queen, Rocket Juice and The Moon e, agora, acompanhado por Alex Kapranos (Franz Ferdinand), Nick Zinner (Yeah Yeah Yeahs) e novamente Flea (Red Hot Chili Peppers), o músico apresenta Fresh Touch, seu mais novo projeto paralelo. Claro que o músico em foco neste supergrupo vai depender do blog. Aqui, é o Damon Albarn. O primeiro single do Fresh Touch, “Latest Style”, foi lançado em 13 de julho e incluído em vinil de edição limitada (com singles de outras bandas) cuja renda destina-se à organização Oxfam que realiza trabalho humanitário junto a refugiados sírios. Albarn vem a São Paulo se apresentar com o Blur  na edição de 2013 do Planeta Terra Festival, em 9 de novembro.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

David Bowie: 'Valentine's Day'


Divulgação

Quando em seu aniversário de 66 anos David Bowie divulgou o vídeo da primeira música inédita em dez anos, a comoção entre fãs e imprensa de música foi geral. O single inédito era a melancólica "Where Are We Now?" e ela estaria no próximo disco, The Next Day, que seria lançado dois meses depois. The Next Day saiu em março atendendo a todas as expectativas: não era um disco de um velho melancólico com saudades da temporada em Berlim, mas um registro vigoroso de um músico essencial na história do rock e da cultura pop que trabalhava secretamente com seu produtor de longa data, Tony Visconti, em seu próximo lançamento.

As melhores faixas de The Next Day estão aos poucos ganhando vídeos. "The Stars (Are Out Tonight)" e "The Next Day" foram as seguintes. Agora, é a vez de "Valentine's Day". Uma vez que uma turnê vem sendo desconsiderada, era de se esperar que Bowie não fosse negligenciar ao menos a promoção audiovisual de seu novo disco, que ainda tem excelentes músicas dignas de videoclipes como "Dancing Out In Space" e "I'd Rather Be High".




terça-feira, 16 de julho de 2013

Sonic Youth versão fatiada na Matador Records; agora Kim Gordon mostra as garras




Certamente nenhum fã de Sonic Youth pensou que mesmo com o temporário fim da banda seus integrantes deixariam de produzir música. Até porque só a carreira do Sonic Youth já é suficientemente prolífica como prova e, o Sonic Youth não sendo o bastante, eles sempre estavam envolvidos com outros projetos. Após o rompimento, a turnê solo de Thurston Moore veio ao Brasil em abril de 2012 apresentando o álbum ‘Demolished Thoughts’ (2011, Matador Records), pouco convencional pelo que muito se conhecia do estilo barulhento de Moore/Sonic Youth, por trazer canções de clima mais intimista. E ele segue com uma nova banda, a Chelsea Light Moving.

Este mês, mais precisamente nos próximos dias 18, 19 e 20, São Paulo irá receber a turnê sul-americana de Lee Ranaldo, apresentando seu mais recente disco solo ‘Between the Times and the Tide’ (2012, Matador Records). O baterista e igualmente (ex-) membro do Sonic Youth, Steve Shelley, acompanha Ranaldo na turnê.

A mesma Matador Records anunciou recentemente que será lançado no dia 10 de setembro o novo trabalho musical de Kim Gordon, o duo Body/Head (a banda Free Kitten foi um dos projetos paralelos divulgados antes da separação oficial da banda no final de 2011). Ao lado de Bill Nace, ela formou o Body/Head em 2012. No início era um duo de música basicamente instrumental fazendo apresentações experimentais multimídia. Eles se preparam agora para o lançamento do primeiro disco, ‘Coming Apart’, que é duplo e traz Kim nos vocais. E parece que nele o clima intimista passa mais longe.

Naturalmente noise, e por isso recordando Sonic Youth no palco, a performance abaixo revela o apelo de um fã na plateia: "Please, come back!". Nem mesmo a imprensa musical, no geral, parou até agora de chamar de "projetos" os trabalhos dos ex-integrantes do ícone alternativo. Ao que parece, para a imprensa e para os fãs, eles não foram, eles ainda são o Sonic Youth.




sábado, 13 de julho de 2013

What You Are Looking For: Gliss

Capa do EP 'Hunting' (2012)

A faceta musical do festival SXSW (South by Southwest), também conhecido por ser reduto de cabeças pensantes do marketing, da publicidade e da tecnologia digital, sempre apresenta bandas nem ainda muito famosas nem tão desconhecidas, para a nossa alegria. Durante o festival texano, numa bicicletaria (!), instala-se um estúdio da KEXP, rádio de Seattle, mais precisamente da Universidade de Washington. O canal da KEXP no YouTube divulga, entre outras pérolas contemporâneas, a performance da banda Gliss, que se apresentou no SXSW neste 2013.

Gliss é uma banda de Los Angeles, Califórnia, formada em 2004 por Victoria Cecilia, Martin Klingman e David Reiss. Ecoa o sempre bom e velho conhecido pós-punk, e dream pop com discretas doses de eletrônico. Conseguiram chamar a atenção de ninguém menos do que William Patrick Corgan, ele mesmo, o Billy, com o EP 'Kick In Your Heart' e assim foram convidados a acompanhá-lo na turnê europeia do seu álbum 'The Future Embrace'. Depois ainda participaram de um tributo ao Smashing Pumpkins.

O primeiro disco, 'Love The Virgins', foi lançado pelo selo britânico Tough Cookie - parece que os Estados Unidos ainda mantêm a velha mania de enxergar seus bons artistas de rock depois que o Reino Unido já fez isso. Este ano o Gliss está lançando o álbum 'Langsom Dans'.


Confere aqui a discografia completa e outras informações sobre a banda.
Ouça mais Gliss aqui.

Veja abaixo a performance do Gliss no estúdio da KEXP no SXSW com as lindíssimas “In Heaven” e “Weight of Love” e mais quatro músicas.