quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Nirvana: o relançamento de In Utero e os 600 dólares mais bem gastos do mundo da música


Deve ser um momento fantástico para as gravadoras quando têm a chance de lançar um álbum de rock que seguramente venderá muito. O que dizer então de um relançamento comemorativo de 20 anos do terceiro e último disco de estúdio do Nirvana? In Utero será relançado em edição de luxo no dia 24 de setembro. O surpreendente box conterá mais de 70 faixas distribuídas em 3 CDs e 1 DVD, incluindo o disco original remasterizado, 40 demos inéditas, lados B, gravações de ensaios, shows da última turnê, a versão do diretor para o clipe de "Heart-Shaped Box", e uma misteriosa faixa instrumental recém-descoberta. 


Em tempos em que quase nada escapa de cair nas graças da internet, rotular de inédita qualquer coisa de uma banda tão popular como o Nirvana é mesmo extraordinário. Mas segundo o que revelou a Rolling Stone, quase cem por cento das faixas são conhecidas, as versões e os momentos em que foram tocadas é que não. O que torna o box realmente atrativo é o volume de material que foi organizado e a arte. O impacto pode ser igual - duvido um pouco que seja maior - ao produzido quando o box With The Lights Out foi lançado em 2004. 


Aproveitando que o excelente In Utero voltou a fazer barulho na mídia especializada, a gravadora Sub Pop divulgou o contrato com o Nirvana como que para lembrar quem foi que acreditou na banda primeiro. Justo. O Nirvana lançou apenas o primeiro disco, Bleach (1989), pela Sub Pop. "Foram 600 dólares bem gastos", disse a gravadora em sua conta no Twitter. Alguém discorda?


O documento revela que o Nirvana gravaria três discos com a pequena Sub Pop.


Um comentário:

Rose disse...

É algo que todos que apreciam boa música precisam ter na sua coleção :)