quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Haveria cena alternativa sem Lou Reed e os Velvet Underground?


| Talita Lima |

Sem Lou Reed e os Velvet Underground, talvez praticamente nada do que conhecemos de rock indie e alternativo existiria hoje. The Velvet Underground & Nico, de 1967, apesar do despeito provocado pela presença icônica de Nico, é um disco seminal e marco absoluto do gênero alternativo. Não fossem a criatividade, experimentações e ousadia de temas realizadas pelos vanguardistas do Velvet, os reis do noise Sonic Youth talvez não teriam existido, talvez nem David Bowie, como o conhecemos no auge da carreira, existiria. A influência deste senhor, com fama de ser pouco amigável com os que ousavam entrevistá-lo, tem atravessado gerações, passando até por aquele neo-indie dos anos 2000, encabeçado pelos Strokes, chegando a bandas que hoje despontam no cenário da psicodelia moderna ou neo-psychedelia. Transformer, de 1972, é outro marco na carreira de Reed - agora como artista solo - cuja produção foi assinada por ninguém menos que seu confesso admirador David Bowie.

No domingo, 27 de outubro, dia de seu falecimento, foi publicada uma imagem nos perfis do músico em redes sociais com uma foto sua colada em uma porta cuja legenda era, exatamente, “The Door”. Justo. Reed foi a porta de entrada para o que de melhor se produziu no rock alternativo desde os Velvet - e também no punk rock. O Nirvana, maior ícone alternativo dos anos 90, gravou uma bela versão para a canção “Here She Comes Now”. Reed já escrevia e lançava músicas com letras subversivas no ano em que Kurt Cobain nasceu. 


Lou Reed, apesar da idade - 71 anos - e com um grave problema no fígado, não estava afastado da cena musical, tampouco tinha se tornado aquele tipo de artista cultuado mas recluso. Teve inclusive passagem recente pelo Brasil, lançou um álbum com o Metallica em 2011 (Lulu) e tinha várias apresentações agendadas mas que tristemente já vinham sendo canceladas. Da mesma forma que não consigo pensar em nada que tenha sido mais importante do que The Jesus And Mary Chain para o surgimento do shoegaze, não consigo pensar em nada mais influente para o rock alternativo do que Lou Reed e os Velvet Underground. Seria exagero dizer que Reed e os Velvet inventaram o rock alternativo? Obrigada, Lou Reed, por sua música, sua história e seu legado à cena alternativa.

Jean Baptiste
R.I.P
Lou Reed
1942-2013


Nenhum comentário: